terça-feira, 21 de junho de 2011

projetos de trabalho em sala

ATIVIDADE 4.4
AGUA BOA MT, 14 DE JUNHO DE 2011
AUTORA: ELOISA REGINA BEHNEN

TEMA: CUIDAR E EDUCAR
PÚBLICO ALVO: OS ALUNOS DO JARDIM DA ESCOLA EDUCAÇÃO INFANTIL JACY K. SALAMONI
DADOS DA AULA:
OBEJETIVO GERAL: compreender a importância de brincar e educar no desenvolvimento integral da criança priorizando atividades lúdicas na Educação Infantil.
OBEJETIVOS ESPECIFICO: Cuidar e educar as crianças através
das atividades lúdicas
-Proporcionar atividades que levam o aluno a ter noção de limites.
-Desenvolver atividades que desperta a criatividade, o interesse e a concentração da criança.
-Adquirir o conhecimento de regras e cuidar com o transito.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
Estas aulas os alunos compreenderão a importância de cuidar e educar no desenvolvimento integral da criança, priorizando atividades lúdicas na Educação Infantil. Sabemos que promover educação para criança em idade pré escolar é investir na formação da pessoa no desenvolvimento de suas capacidades de aprendizagem e na elevação do nível de inteligência. Portanto, educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagem orientados de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 4 Horas semanal

CONHECIMENTO PRÉVIO TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO:
Sei que a Educação Infantil é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, sociocultural da criança. Foi elaborada este trabalho a partir de experiências docentes na área de educação infantil. Acreditamos que na Educação Infantil podemos observar e analisar a nossa prática docente e buscar novos caminhos para solucionar possíveis problemas que possam vir a acontecer.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA SALA:
- Desenvolver diversas atividades lúdicas, individual e em grupos (pular corda, ovo choco, dança da cadeira, ciranda cirandinha, roda cutia, samba criola, escravos de Jô, coelhinho sai da toca, corrida do saco, macaco entrou na roda, cada macaco no seu galho, amarelinha, vivo e morto, corrida e imitar animais.
- Atividades rotineiras, canto, oração, fila, refeições, escovação de dentes, atividades em sala de aula e recreativas.
- Realizar atividades de recorte, colagem, pintura, brinquedos pedagógicos, leitura diversas, modelagem com massinhas, brincadeiras com bolas, carrinhos, bonecas, brincadeiras no parquinho, e areia.
- Higiene ambiental e pessoal, lavar as mãos antes das refeições, e quando necessário, escovar os dentes, banho, manter a roupa limpa, lavar as frutas antes de comer, manter o ambiente limpo e organizado.
- Atividades sobre o transito envolvendo os pais e alunos.
- Jogos e brincadeiras que envolva o trânsito.
- Filme relacionado ao trânsito.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS:
- Pesquisa na internet
- Vídeos
- Televisão
- Câmera digital
- Computador
DINÂMICA DA ATIVIDADE:
- Passeio pelas ruas da cidade, observando as faixas de pedestres, as placas de sinalização, cuidado ao atravessar a rua e andar no lado certo.
- Assistir filmes educativos sobre os transito.
- Contar e ler historinhas sobre transito.
- Fazer pinturas e colagens nas folhas com desenhos prontos.
- Fazer desenhos sobre os filmes e historinhas contadas pela professora.
- Lavar as mãos antes das refeições, e quando necessário, escovar os dentes, banho, manter a roupa limpa, lavar as frutas antes de comer.


CRITERIOS DE AVALIAÇÃO:
Através das atividades realizadas, observei cada aluno, o interesse pelo vídeo, pelas brincadeiras, no passeio o cuidado ao travessar a rua,sua coordenação motora ampla,

REFERÊNCIAS DO MATERIAL PESQUISADO:
Referencial Curricular Nacional para a Educação e do Desporto, secretaria da Educação Fundamental-Brasilia: MEC/SEF, 1998.
Cuidar e Educar/Instituto Catarinense de Pós Graduação.
Revista Criança do Professor de Educação Infantil Nº46 pg.17
GADOTTI, M Convite á leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário